quarta-feira, 2 de novembro de 2016

RUA SANTO ANTÔNIO

A rua da minha infância fica em uma comunidade dentro do Nordeste de Amaralina chamada Areal. Possui esse nome por ter se formado onde antes eram dunas de areias brancas.

google.com.br

Minhas raízes estão firmes neste lugar, pois na década de 1960, meus avós paternos Otília Aurelina Reis dos Santos e Clarindo Reis dos Santos, chegaram ao Nordeste de Amaralina, vindos de Ondina, onde moravam. Passaram pela Rua da Alegria, Rua Babaçu e finalmente, Rua Santo Antônio. O casa mudou-se com os filhos para o Centro Histórico no final da década de 1970, porém, o destino havia preparado algo. No início da década de 1980 meus Sergio Reis dos Santos e Máxima de Moura Santos, casaram-se e adquiriram uma casa na bendita Rua Santo Antônio e mais tarde, foi lá que eu nasci.

A história do nome da rua perdeu-se no tempo, pode-se perceber uma forte correspondência ao catolicismo, uma vez que a Rua Santo Antônio faz ligação com as Ruas São Jorge, São João e São Policarpo. 




Fonte: Fotos antigas de Salvador
Durante muito tempo a Rua Santo Antônio sofreu com a falta d´água, os moradores tinham de buscar em fontes ou locais mais baixos, muitas vezes na madrugada.


Abaixo podemos ver a foto da moradora Andressa de Oliveira Fernandes posando na Rua Santo Antônio  em 1995 e  o seu filho Levi Fernandes de Macedo posando no mesmo lugar em novembro de 2016.




Arquivo pessoal da Família Fernandes 1995.
Arquivo pessoal da Família Fernandes 2016.

  É com  regozijo que apresento a rua que conta a minha história. Em 2012 mudei-me com toda a família para uma outra rua, porém, sempre que posso, faço uma visita.

Paz para o Nordeste de Amaralina! 

5 comentários:

  1. Fico muito feliz em lembrar dessa rua maravilhosa. Vendo tudo como era antigamente, rua sem asfalto, a falta de água encanada nos levava a subir e descer com latas d'água na cabeça. Nessa rua Vivi a melhor infância que poderia ter. A Priscula era minha brincadeira favorita em meio ao asfalto. Pois me lembro aos cinco de idade , a emoção dos moradores quando esse asfalto foi colocado.

    ResponderExcluir
  2. Minha dupla fiquei feliz por você ter tratado seu bairro com o devido respeito histórico que ele merece. Espero que os aspectos ainda pendentes se resolvam. Seu layout ficou lindo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Minha dupla fiquei feliz por você ter tratado seu bairro com o devido respeito histórico que ele merece. Espero que os aspectos ainda pendentes se resolvam. Seu layout ficou lindo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por esta iniciativa. Viajei no tempo vendo essas fotos antigas do lugar onde nasci e cresci, e pelo qual sinto muito orgulho. Lembro dos dias da infância quando brincava nas dunas de areia perto da lagoa (onde hoje é o campo do areal). Lembro que quando estava na praia de Amaralina e, antes de voltar pra casa, passava no tabuleiro de Dona Nilda pra comer um acarajé, que ela sempre nos dava de graça, pois grana não tínhamos pra pagar. São tantas e tantas lembranças boas! Obrigado, Iara!

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe.
    Minha infância e a de meus irmãos foi na Amaralina Estudei no sonho do vovó também. EU agradeço a Deus que só guardei lembranças boas deste lugar

    ResponderExcluir